Fobias /


Fobia é o temor exagerado diante de situações, objetos, animais ou lugares. Sob o ponto de vista clínico as fobias fazem parte dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares. A fobia pode ser definida como um medo irracional, frente a uma situação ou objeto que não apresenta qualquer perigo para a pessoa. Com isto, essa situação ou esse objeto são evitados a todo custo. Esse comportamento fóbico leva muito frequentemente a limitações importantes na vida da pessoa.


Há três tipos principais de fobias:


As fobias simples são agrupadas em cinco tipos:

 

As fobias em geral surgem na infância ou adolescência, persistindo na idade adulta se não são tratadas adequadamente. Acometem mais frequentemente pessoas do sexo feminino (com exceção da fobia social, que atinge igualmente homens e mulheres).

A Reprogramação Neurodimensional (RND) é um método de abordagem terapêutica onde hipnoticamente fazemos o paciente regredir na linha do tempo percorrendo a história da sua vida para encontrar a origem dos desvios comportamentais e então mudar o significado daquilo que foi mais traumático.