Desvios comportamentais /


Desvio de Conduta ou Transtorno de Conduta é caracterizado por padrões persistentes de conduta socialmente inadequada, agressiva ou desafiante, com violação de normas sociais ou direitos individuais. É um dos transtornos psiquiátricos mais freqüentes em jovens e um dos maiores motivos de encaminhamento ao psiquiatra infantil.

O ambiente familiar e social tem papel importante no desenvolvimento e manutenção de transtorno de conduta. O comportamento de desobediência está associado a pais e irmãos agressivos e negligentes, divórcio dos pais, mães jovens, baixa condição socioeconômica e outros fatores.

Pode ser causa e consequência de um histórico de aprendizagem em que prevaleceram punições pelos maus comportamentos em vez de reforço pelos bons comportamentos. É importante estar alerta ao comportamento dos pais, pois transtornos de conduta podem indicar histórico de abuso sexual e violência, alcoolismo e abuso de drogas na família.

Essas violações não atendem às expectativas sociais próprias à idade da criança, indo muito além de travessuras infantis ou de rebeldia do adolescente e continuam acontecendo regularmente por muito mais tempo.

O diagnóstico se baseia na presença de: