Ansiedade /


Ansiedade é uma reação caracterizada pela sensação de insegurança e tensão acompanhada de percepções como sudorese, palpitações e certos desconfortos diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. A ansiedade é um sinal de alerta que avisa sobre a existência de um perigo iminente, entretanto enquanto no medo a ameaça é algo conhecido e externo, na ansiedade o perigo é algo desconhecido, sua origem é muito mais interna do que externa.

A ansiedade avisa o indivíduo sobre a possibilidade de frustrações das suas necessidades sociais, ameaça ao sucesso ou status, separação das pessoas que ama, a impotência de realizar o que deseja, e também a possíveis danos a integridade física. A ansiedade é uma emoção normal e extremamente útil, entretanto existem situações em que ele passa a ser uma doença.

A ansiedade normal ou objetiva surge somente quando existe razão para se estar ansioso, como por exemplo: em uma entrevista de emprego, antes de uma prova importante, no dia do casamento etc. Ela é pelo menos moderadamente controlável, ou seja, o indivíduo consegue administrar a sua tensão. A ansiedade normal é passageira e desaparece tão logo o motivo que a gerou tenha acabado.

Na ansiedade patológica o nível de tensão é exagerado em relação à causa. Ela se configura um estado crônico, que quer dizer que não é algo passageiro e pode perdurar de meses a anos, mesmo quando o que a motivou já tenha passado. Pacientes com transtornos de ansiedade relatam não conseguir exercer nenhum controle sobre sua tensão ou insegurança.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O transtorno da ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

Caracteriza-se pela preocupação exagerada relacionada a questões comuns do cotidiano. Quem sofre com esse transtorno costuma apresentar-se nervoso e tenso a maior parte do tempo, também apresenta inquietude, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia, cansaço e tensão muscular, além de outros sintomas. Pacientes com TAG costumam afirmar que sempre foram nervosos ou agitados.